quarta-feira, 17 de junho de 2009

Antepasto de Berinjela


A berinjela é um legume que contém pequenas quantidades de vitamina B5 e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro. A Niacina (vitamina B5) protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, é bom para quem precisa controlar o colesterol, há muitos atributos para este legume e tantas formas de preparação.
Esta receita antepasto de berinjela é bem difícil a pessoa comer e não gostar.
A minha receita tem muita gente que adora! Então chega de conversa e vamos à receita!

Ingredientes:

4 berinjelas grandes
3 pimentões, (1 vermelho, 1 amarelo e 1 verde) cortado em tiras bem finas
½ xícara de alcaparras
½ xícara de uva passa sem sementes
½ xícara de azeitonas verde picadinha
½ xícara de azeitona preta picadinha
½ xícara de vinagre de uva branca
½ xícara de castanha de caju picada (xerém)
3 dentes de alho picadinho finamente
3 cebolas grandes cortadas em tiras
1 pimenta de cheiro picadinha s/sementes
2 folhas de louro
¼ de xícara de orégano
Azeite o suficiente para refolgar e cobrir o antepasto depois de pronto.
Bastante sal
1 maço de salsinha picadinha

Modo de preparo:

Descasque as berinjelas e corte no meio, coloque em uma tabua de carne e corte em fatias bem finas no sentido do comprimento. Empilhe as fatias uma em cima da outra e corte novamente em tirinhas finas, também no sentido do comprimento. Vá acomodando as tirinhas já cortadas em um escorregor de macarrão e intercalando as camadas de berinjela com bastante sal até acabar com toda ela, Coloque este escorredor em cima de uma assadeira porque ela irá soltar bastante água, ela ficará cozida no sal, por isso o uso do escorredor, para que ela “chore” deixe ela neste processo por 4 horas
Leve ao fogo uma panela ou frigideira grande com azeite, refolgue o alho, as cebolas, deixe dourar um pouco, acrescente os pimentões refolgue mais um pouco e acrescente o vinagre, as alcaparras, o louro, uvas passas, azeitonas picadas, pimentinha de cheiro e o orégano. Refogue tudo até que os pimentões estejam cozidos.
Enquanto esse refogado está no fogo, pegue sua berinjela que já ficou o tempo suficiente no sal e já soltou bastante água, lave bem em água corrente - é importante lavar bem.
Em um pano limpo, coloque a berinjela e aperte/esprema até tirar toda a água que restou. Desligue a panela do refogado e junte lá a berinjela. Espere esfriar, coloque a salsinha picadinha e a castanha de caju, misture bem e coloque em um vidro ou pote e cubra toda a berinjela com azeite, cuidando para que não fique nada fora do azeite para que não embolore.
Pronto! Agora é só guardar na geladeira e tirar sempre um pouco antes de servir.
Você pode fazer para presentear amigos, ou até mesmo para comercializar, vai do capricho de colocar em vidro esterilizado, com uma decoração bacana, com certeza fará sucesso!

2 comentários:

  1. ISSO É MARAVILHOSO!!
    ADOOORO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente amo antepasto de berinjela.. só não coloco as uvas passas, mas faço do mesmo jeitinho que vc! Como é bom, né?

    Bjo, Glau
    www.blogquitandoca.blogspot.com

    ResponderExcluir